Telhado verde permite desconto no IPTU em Santos

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que tem como principal objetivo obter recursos financeiros para o governo e pode também ser um meio para controlar os preços das propriedades, poderá ter abatimento em até 10% nos imóveis da cidade de Santos para os novos condomínios verticais (com mais de três unidades agrupadas) que tiverem telhado verde.

O telhado verde é uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas (eles retardam a drenagem pluvial e suavizam problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais). Além disso, eles minimizam os gastos energéticos na medida em que atuam como isolantes, evitando a transferência de calor, frio e ruído e também contribuem para a captação de carbono e para a queda de temperatura.

Os índices de dedução, por até dez anos, variam de acordo com o espaço ocupado pelo telhado verde em relação à área total de cobertura do empreendimento. A medida está prevista na Lei Complementar 913/2015 que foi sancionada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) no dia 21/12/2015.
Para que o desconto seja obtido, a cobertura deverá ser composta pelas seguintes camadas: impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e vegetação.telhado verde 1

 

Ecologicamente Correto –
A idéia é transformar os “telhados verdes” em pequenos pulmões das grandes cidades criando corredores que facilitem a circulação atmosférica, melhore o microclima, reduza o consumo de energia, provoque um decréscimo no uso do ar condicionado em regiões quentes e isolem o frio em regiões com invernos rigorosos, já que sob um telhado coberto de vegetação, as baixas temperaturas demoram mais para chegar aos espaços internos, um problema de pouca importância para o Brasil, mas essencial para países europeus e regiões montanhosas do México e Bolívia.

Os-Telhados-Verde

 

Outro aspecto interessante é que nas regiões de chuva intensa, as áreas naturadas podem reter de 15% a 70% do volume de águas pluviais, prevenindo a ocorrência de enchentes. Estudos demonstram que para uma cobertura verde leve de 100m2, cerca de 1400 litros de água de chuva deixam de ser enviados para a rede pública. Multiplique este valor pela soma de todas as coberturas de uma grande cidade e veja a contribuição para a redução desse problema.
Os telhados verdes reduzem também os efeitos danosos dos raios ultravioletas, os extremos de temperatura e os efeitos do vento, vez que nesses telhados.a temperatura não passa de 25º C contra 60º C dos telhados convencionais.

telhado verde 2

telhado-verde-5

 

Enviado por : Real Consultoria  –    http://www.realimoveis.com.br

 

Deixe um comentário