Escolha entre seguro fiança ou depósito caução na hora de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel é preciso oferecer garantias de pagamento. Por isso muita gente opta por um fiador (pessoa, geralmente dona de imóvel na mesma cidade, que possa assumir a dívida do locatário em caso de ele não pagar).
Mas por diversos motivos, muitas vezes é difícil achar alguém que assuma a responsabilidade de ser um fiador. Neste caso, há duas outras opções: Seguro Fiança e Depósito Caução.

seguro fiança ou depósito caução

Veja a diferença entre elas e qual é a melhor opção para você:

Seguro Fiança – Cada vez mais contratos de alguel estão sendo fechados com o seguro fiança. Para o inquilino, porém, nem sempre essa garantia é a melhor opção. Primeiro, porque pode pesar no bolso ( o seguro pode custar até um aluguel e meio).

Depósito Caução – Neste caso também é preciso ter um dinheiro reservado para isso, mas este volta para o inquilino se não houver problema nas primeiras mensalidades do aluguel. Funciona assim: é depositado um valor em uma conta conjunta, em geral referente a três aluguéis. Só é possível mexer nesse dinheiro com autorização de locatário e locador, ou por determinação da Justiça.

Para o proprietário, há o inconveniente de que, em caso de inadimplência por parte do locatário, o dinheiro pode demorar a ser sacado, já que depende de trâmites judiciais -o que leva, em média, um ano.

Fonte: UOl

Deixe um comentário