Dicas para evitar transtornos na hora de fazer uma reforma

Muita gente entra em desespero quando escuta a palavra “reforma”. Quebra-quebra, poeira, despesas, bagunça, desconforto… tudo isso gera muito desgaste.

Por isso hoje nós vamos listar algumas dicas para evitar transtornos na hora de fazer uma reforma. Você não vai mais postergar o que precisa ser feito em casa. Veja:

1. Liste com detalhes o que precisa ser reformado, tamanhos e como deve ficar. Por exemplo: piso da sala, 20 m², trocar para porcelanato. Coloque essas informações em uma planilha. Complete a listagem com a quantidade de materiais necessária e pesquise preços. A internet é uma excelente ferramenta. Inclua custos de mão de obra. Dessa forma, você consegue ter uma estimativa bem aproximada do custo total da reforma.

2. A mão de obra deve ser procurada com calma. Nessas horas, solicitar indicações para amigos ou conhecidos normalmente é uma boa saída.

3. Para proteger os móveis e objetos de decoração da poeira – sim, ela é inevitável – embale com plástico ou lona. Alguns são vendidos com adesivos de fixação em lojas de materiais de construção. Tranque os cômodos livres e remova cortinas e tapetes. Descarte o entulho em caçambas apropriadas.

4. Dica importante: concilie os pagamentos para os prestadores de serviços na entrega do trabalho, nunca antecipado ou à vista. Você pode pagar por semana e finalizar o débito na conclusão.

5. Quando escolher os fornecedores, não avalie somente custo, e sim custo-benefício. Escolher o mais barato pode significar ter que refazer.

6. O cronograma direciona o trabalho, mas não deve ser rígido. Algumas etapas podem ser cumpridas em ordem trocada, para melhor resultado. Seja flexível quanto a isso e, se ficar com dúvidas, converse com os responsáveis pela reforma.

Melhorias em um imóvel geram expectativa e ansiedade. Lide com calma com as situações e trabalhe em parceria com os profissionais. O resultado será muito mais satisfatório.

Blog da Primar

Deixe um comentário